Marketing e Vendas

marketing x vendas

Marketing x Vendas

A falta de sincronia entre a equipe de Marketing e a equipe de Vendas em uma empresa é um problema bastante comum e que atrapalha muito o faturamento do negócio.

Ué? Mas não é tudo uma “coisa” só?

Não. O marketing digital é responsável por atrair os leads (potenciais clientes), através de estratégias e ações nos ambientes digitais.

Dependendo da estratégia, o lead preencherá um cadastro e receberá o contato da equipe de vendas.

Ou entrará em contato diretamente pelo telefone, WhatsApp, Messenger do Facebook, Direct do Instagram, etc. ⠀
Nesse caso, a equipe de atendimento precisa estar muito preparada para esclarecer todas as dúvidas e persuadir o lead a finalizar a compra.

É muito comum o marketing atrair leads através de uma promoção e a equipe de vendas que faz o atendimento não ter informações sobre essa promoção.

É comum também a equipe de vendas não ter motivação para se esforçar o suficiente para concluir uma venda e “perder” o lead para a concorrência.

Em contrapartida, muitas vezes o marketing pode focar apenas em ações que gerem quantidade, mas sem qualidade.

O ideal é que exista uma gestão muito transparente para alinhar esses dois setores importantíssimos para qualquer empresa.

O feed back passado pela equipe de vendas é muito relevante para o marketing otimizar as ações, ser mais certeiro e melhorar a performance.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *