
Marketing x Vendas
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A falta de sincronia entre a equipe de Marketing e a equipe de Vendas em uma empresa é um problema bastante comum e que atrapalha muito o faturamento do negócio.
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Ué? Mas não é tudo uma “coisa” só?
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Não. O marketing digital é responsável por atrair os leads (potenciais clientes), através de estratégias e ações nos ambientes digitais.
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Dependendo da estratégia, o lead preencherá um cadastro e receberá o contato da equipe de vendas.
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Ou entrará em contato diretamente pelo telefone, WhatsApp, Messenger do Facebook, Direct do Instagram, etc. ⠀
Nesse caso, a equipe de atendimento precisa estar muito preparada para esclarecer todas as dúvidas e persuadir o lead a finalizar a compra.
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É muito comum o marketing atrair leads através de uma promoção e a equipe de vendas que faz o atendimento não ter informações sobre essa promoção.
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É comum também a equipe de vendas não ter motivação para se esforçar o suficiente para concluir uma venda e “perder” o lead para a concorrência.
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Em contrapartida, muitas vezes o marketing pode focar apenas em ações que gerem quantidade, mas sem qualidade.
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O ideal é que exista uma gestão muito transparente para alinhar esses dois setores importantíssimos para qualquer empresa.
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O feed back passado pela equipe de vendas é muito relevante para o marketing otimizar as ações, ser mais certeiro e melhorar a performance.