
Antigamente, para posicionar um site nas buscas orgânicas do Google, escreviam-se os conteúdos baseados principalmente na leitura dos robôs.
Os textos se tornavam estranhos, com muita repetição das palavras chaves e muitas vezes não traziam o conteúdo que o usuário estava buscando.
Atualmente o Google prioriza a experiência do usuário.
Se o conteúdo não é relevante e não prende a atenção do visitante, seu site não será bem ranqueado.
Para ter um bom conteúdo, a criação de uma persona dentro da sua estratégia de marketing digital é essencial para gerar resultados positivos.
Escrever o conteúdo baseado em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações, fará a diferença.
Mas precisamos também estar atentos à atuação dos robôs. Distribuir e separar conteúdos por páginas e palavras chaves, títulos, meta descrição e até tamanho dos parágrafos são analisados.
Fatores como velocidade do site, certificado de segurança e adaptabilidade em diferentes tamanhos de telas (celulares), também farão a diferença.
Portanto, tanto as personas quanto os robôs devem ser priorizados, pois um completa o outro, criando um combo perfeito para sua estratégia.